4 de abril de 2012

A perfeita união do chocolate e vinho


  O chocolate e o vinho são os protagonistas da semana! Desde a antiguidade até a atualidade, essa combinação tem passado por dias de dificuldades e glórias, mas hoje comentarei os benefícios que eles proporcionam.
  Foi comprovado que mulheres que bebem vinho regularmente, moderadamente e junto às refeições, têm 50% menos chance de desenvolverem câncer nos ovários, além de amenizar sintomas da menopausa. O resveratrol, um dos 200 polifenóis do vinho, tem uma similaridade estrutural e funcional muito grande com o estrogênio. Por essa semelhança, ele é reconhecido como um fito-estrógeno e age atenuando as manifestações do climatério e menopausa que afligem tantas mulheres no final da vida reprodutiva.
  O vinho também tem ação sobre a pele. Os polifenóis do vinho melhoram muito a consistência e a elasticidade da pele, isso porque inibem a colagenase e a elastase, duas enzimas que destroem o colágeno e a elastina, responsáveis pela consistência e elasticidade deste órgão de revestimento. Além disso, melhoram a hidratação e micro circulação da pele.
  Tais efeitos citados ocorrem tanto se forem aplicados diretamente sobre a pele quanto se o vinho for ingerido (lembrando que a ingestão deve ser moderada).
  O chocolate, rico em calorias e gorduras saturadas, é um alimento que pode levar à obesidade e suas consequências, caso não seja ingerido moderadamente. De acordo com a médica ortomolecular Heloísa Bernardes, de São Paulo, o ideal é limitar o consumo a uma barrinha de, no máximo, 30 gramas por dia, o equivalente a 150 calorias. “Aí o fígado não reclama, o colesterol não sobe, o peso não muda e ainda é possível prolongar a vida”, diz a médica.
  Mas não é fácil ser comedido. Além do sabor e da consistência inigualáveis, o chocolate é uma tentação química: a cada mordida, sobe o nível de serotonina, o hormônio do bem-estar e das sensações de prazer. Do mesmo modo, o organismo recebe doses de feniletilamina, um antidepressivo natural.
  Estudos recentes mostram que o chocolate escuro, em especial o amargo, oferece potentes benefícios para a saúde. O chocolate escuro é rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.
  Também tem sido demonstrado de forma efetiva que o consumo de chocolate escuro combate a hipertensão de intensidade média. De fato, o chocolate escuro contém flavonóides como qualquer outro alimento rico em antioxidantes, como o vinho tinto e o chá preto.
  Sabendo de todos esses benefícios e observando a grande quantidade de pessoas que não podem desfrutar de um chocolate ou uma taça de vinho, criou-se um protocolo de atendimento que consiste em uma hidratação corporal com chocolate derretido ao vinho e um banho com água e vinho.
  O tratamento proporciona efeitos benéficos que tonificam todos os órgãos, produzindo a sensação de vitalidade e sabor pela vida.
  Não importa se você irá preferir aplicar sobre a pele ou ingerir. O importante é saber que, se consumidos de maneira moderada, há como obter benefícios para a saúde e incrível sensação de bem estar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário