5 de abril de 2011

Páscoa e seus significados


   Páscoa e seus significados...
   A palavra Páscoa vem do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida).
   A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
   No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
   A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
   Os termos "Easter" e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII.

  
   Como surgiu o chocolate...
   Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobromacacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
   Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
   Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
   Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
   Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
   No século XX, os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.

PARA COMEMORAR ESSA PÁSCOA...
VENHA CELEBRAR COM O DOCE RENASCER... COM A PERFEITA COMBINAÇÃO DO CHOCOLATE E VINHO

   O ritual DOCE RENASCER... é a perfeita união do chocolate com o vinho. Realiza-se uma hidratação no corpo com chocolate derretido ao vinho, logo após um banho com vinho relaxante.
   O tratamento proporciona efeitos benéficos que tonificam todos os nossos órgãos, produzindo uma sensação de vitalidade e sabor pela vida. Venha resgatar o doce prazer de viver. Venha celebrar conosco o prazer de viver!
A combinação do vinho e chocolate proporciona bem-estar e rejuvenescimento. Esta sinergia é rica em polifenóis, poderosa substância antioxidanteque promove a regeneração da pele, mais ativa que a vitamina C tópica e mil vezes mais eficaz que a vitamina E, reduzindo, assim, 85% dos radicais livres. Estimula a circulação e a linfa, aumenta a consistência e a elasticidade da pele. A mistura gera uma sensação de calor.
   A sinergia entre o vinho e o chocolate, aumenta a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar e das sensações de prazer e ajudam na estimulação de feniletilamina, antidepressivo natural. Desta maneira ambos atuam no corpo e no espírito conduzindo ao estado de plenitude e prazer.


Agende seu horário!


Tratamento disponível nos seguintes locais:


- Clínica Athman: Naturologia, Saúde e Beleza (Campinas – São José). Tel.: (48) 3035-5235 ou Fax: (48) 3035-3384.

- Plaza Itapema Resort & SPA (Itapema): Tel.: (47) 3261-7000 ou Fax: (47) 3261-7001.

- Salão de Beleza Young Hair (Beira Mar Norte – Florianópolis) Tel.: (48) 3025-7302 ou (48) 3025-7312.

Nenhum comentário:

Postar um comentário