31 de maio de 2012

Do-in


   Os estagiários da 9ª Fase do curso de Naturologia Aplicada (2012/1), da UNISUL (UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA) - Núcleo Qualidade de Vida do Trabalhador (Guarda Municipal de Florianópolis) desenvolveram, nessa última semana, trabalho com exercícios básicos de Do-In.

  O Do-in baseia-se nos mesmos pontos da acupuntura e do shiatsu. É uma técnica de automassagem intuitiva que procura restaurar a capacidade do ser humano de tratar a si próprio e restabelecer qualquer alteração no equilíbrio energético.
   O Do-in pode ser dividido em duas áreas: o tratamento dos sintomas e o tratamento preventivo. O primeiro consiste na pressão digital sobre os pontos específicos, para o alívio de sintomas aparentes, e o segundo corresponde a uma série de exercícios e massagens que visa à manutenção da boa distribuição energética pelo corpo, como base de uma saúde boa e estável. (BONTEMPO, M. Medicina Natural, 1994).

   Como fazer:
1) Friccione as mãos para estimular o fluxo de energia 

2) Com a mão em concha, golpeie vigorosamente o braço em toda extensão para ativar os meridianos.

3) Pressione vários pontos do antebraço, concentrando-se nos mais doloridos, que contêm energias represadas.


4, 5, 6) Gire os dedos inclinando-os para trás o mais possível, depois dobre-os para frente em cada uma das articulações. Usando dois dedos em forquilha, empurre cada um dos dedos para trás. Estes exercícios ativam as energias das extremidades superiores.

7) Pressione o ponto IG4, corresponde ao intestino grosso. Se doer é sinal de más condições digestivas. Insista na pressão para melhorá-las.

 
8) Massageie bem essa região para beneficiar os pulmões.

9, 10) Esses pontos devem ser massageados para ativar a circulação do meridiano do coração. Pressionar o ponto da figura 10 também ajuda a dissipar a ansiedade e depressão.


11) Pressione vigorosamente as bochechas até surgir uma sensação de calor (para vitalizar o estômago e os intestinos).


12) Com a ponta dos dedos, friccione as laterais do nariz: é útil para aliviar resfriados e sinusites e para os problemas de vesícula e sistema nervoso.
              
13) Dê batidinhas com os dedos e pressione o nariz para aliviar a congestão nasal.

14) Faça pressão ao redor dos lábios para tratar problemas de gengiva, do estômago e da bexiga. Também é útil quando há falta de apetite.

15) Com os polegares pressione profundamente a região sob a mandíbula.  A dor nesse local indica congestão de energia devido ao consumo excessivo de açúcar, lacticínios, carne, etc.

16) Puxe vigorosamente os cabelos para cima. Se doer muito é porque há excesso de energia na cabeça. Este exercício elimina a tensão e a ansiedade e favorece o raciocínio e memória.

17) Belisque várias vezes a parte superior do nariz para estimular a vesícula e os órgãos sexuais.

18) Puxe as orelhas para cima e depois para baixo. Massageie-as com a ponta dos dedos até surgir sensação de calor. Com a ponta dos dedos, bata na parte posterior das orelhas empurrando a cartilagem para frente. Repita várias vezes.

19) Ora batendo o polegar, ora o indicador, tamborile rapidamente as laterais da traquéia (para favorecer o trabalho da tireóide e melhorar a digestão). Ao fazer este exercício, pode-se emitir um som semelhante ao gargarejo.

20) Com a ponta dos dedos pressione a região do estômago, do baço e do fígado para avaliar as condições desses órgãos e tratar problemas de má digestão, gases, prisão de ventre, dilatação das vísceras, etc. A dor indica energias condensadas. Faça massagens suaves para dissipá-las.


21) Com as pernas esticadas, bata alternadamente os calcanhares no chão cerca de 30 vezes.


Estagiários:

Aline L. Caldeira
Ana Beatriz R. da Silva
Bruno H. Santos
Mariana G. Carlesso
Pedro H.C.T. Ferro
Penélope F. Castilhos

Supervivsora: Karin Katekaru (Naturóloga e proprietária da Athman: Naturologia, Saúde e Beleza).

28 de maio de 2012

Hidroterapia



   História da Hidroterapia

   A água é um dos elementos essenciais para vida e desde a idade antiga são conhecidos seus efeitos terapêuticos sobre o corpo humano (LEWIS, 2005).
   Na hidroterapia, a água, o solvente universal, pode ser utilizada para tratamento externo e interno.
   A água é considerada terapêutica desde a antiguidade, independente da temperatura. E para tal alguns autores não trazem nenhuma temperatura específica como indicação. Grandes filósofos gregos, romanos, indianos e orientais recomendavam banhos e a ingesta de água em temperatura ambiente ou natural com intuito de proporcionar a cura para males do corpo e da alma.



   Banhos e suas formas terapêuticas

   Externamente os banhos são empregados para diferentes fins terapêuticos, tal como remover resíduos corporais que podem causar doenças infectocontagiosas.
   Os banhos mornos são tradicionalmente utilizados para reduzir a febre. Os banhos frios podem ser usados para ativar a circulação sanguínea e reanimação das pessoas depressivas.
   Os banhos quentes e prolongados auxiliam a relaxar e promover o sono em casos de ansiedade exacerbada (DALLA VIA, 1998; LEWIS, 2005).
   Nesta prática o método de imersão do corpo na água é reconhecido para tratar doenças senis (CAROMANO; CANDELORO, 2001). Na imersão, ainda afirmam que a pressão hidrostática produz diferentes efeitos:
   1 - ativa a circulação sanguínea;
   2 - melhora a capacidade respiratória através do aumento do volume central e da compressão da caixa torácica e do abdome;
   3 – o sistema renal amplia a diurese e a eliminação de sódio pela urina.



   Importância da Água

   - Dentre os objetivos da utilização da água na terapia interna estão os de revigorar e desintoxicar;
  - Proporcionam um alívio rápido dos sintomas e se aplicados com constância, conseguem extirpar até mesmo males crônicos e julgados incuráveis através das terapias mais rigorosas;
   - É um hidratante fisiológico natural;
  - As pessoas que não bebem água podem estar predispostas a doenças intestinais e, a longo prazo, a constipações e problemas digestivos;
   - Lewis (2005) considera que se deve ingerir pelo menos um copo de água (200 ml) a cada refeição para favorecer a digestão. Quantidades superiores a isso não são recomendadas nas refeições, pois o suco gástrico acaba diluído e prejudicando o processo de digerir os alimentos, tornando-o lento e desagradável.

   A utilização da água morna em jejum, no período matutino, é utilizada tradicionalmente desde a antiguidade como hábito para tratar casos de constipação intestinal (DALLA VIA, 1998).
   A hidroterapia é a alternativa natural, barata e sem efeitos colaterais. Poderá auxiliar na eliminação de toxinas orgânicas melhorando o trânsito intestinal. (LEWIS, 2005).


   COMO FAZER ESCALDA-PÉS

   Colocar em uma bacia água em temperatura quente de 35º a 40º C (temperatura do chuveiro quente ou o que seu corpo sentir bem).
   Os pés precisam estar submersos, a água acima dos maléolos, por aproximadamente 20 minutos.
   Para tornar esse escalda-pés mais irresistível, coloque na bacia: bolas de gude, sal grosso ou fino, pétalas de flores ou grãos e ative os pontos reflexos que existem nos pés.




REFERÊNCIAS

DALLA VIA, G.A. Hidroterapia: a cura pela água. Lisboa: Ed. Estampa, 1998.

CAROMANO, F.A.; CANDELORO, J.M. Fundamentos da hidroterapia para idosos. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v.5, n.2, p. 187-195, 2001.

LEWIS, R. Cura Pela Água: O fluído universal da vida. São Paulo: Madras, 2005.

MORIGUTI, J.C. et al. Nutrição no idoso. In: OLIVEIRA, J.E.; MARCHINI, J.S. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier. cap.14, p.239-251, 1998.




   NATUROLOGIA

   É um curso da área da saúde que utiliza das terapias naturais baseadas nas medicinas milenares. Com o objetivo de prevenção, manutenção e promoção de qualidade de vida e saúde.

   Estágio 9ª Fase de Naturologia Aplicada – Núcleo Hospital de Caridade – Ala Joana de Gusmão

   Estagiários:
   Aline L. Caldeira
   Carolina R. do Valle
   Daiane de Conto
   Leonardo Meneguzzi
   Mariana G. Carlesso
   Penélope F. Castilhos

   Supervivsora: Karin Katekaru (Naturóloga e proprietária da Athman: Naturologia, Saúde e Beleza).

25 de maio de 2012

Maio: mês das noivas

   Muitos falam que maio é o mês das noivas, mas por quê?
   Algumas explicações históricas dizem que na Grécia antiga o primeiro banho do ano era tomado em Abril, após o rigoroso inverno europeu, portanto em Maio as mulheres estariam mais limpas e assim seriam melhores noivas.
   Há a explicação religiosa: Maio é para os católicos o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus, e por isso o favorito das noivas católicas.
   No hemisfério norte o mês de Maio é a plenitude da primavera, ou seja, época de muitas flores para serem usadas na decoração e clima ideal aliado ao romantismo da estação.


   E no Brasil? O título de “Maio mês das Noivas” se deu com o passar dos tempos pelos fatores acima, especialmente o religioso por sermos um país de maioria católica e pela “importação” de costumes europeus. Mas a verdade é que Maio não é o mês com maior número de matrimônios no Brasil.
   O mês com maior número de casamentos no Brasil é Dezembro, e as razões são as férias e décimo terceiro. Em segundo lugar, Setembro, esse sim o mês da plenitude da primavera no Brasil. As informações são do IBGE. 


O importante é que em qualquer mês e em qualquer data... Sempre é bom casar!

   A Athman: Naturologia, Saúde e Beleza apresenta diversos produtos e serviços para que seu casamento seja inesquecível:

- Aromatização de convites;
- Aromatização de lembrancinhas;
- Lembranças originais (spray de ambientes, aromatizador de varetas e sachês em seda);
- Lounge Spa dos pés para casamentos;
- Perfumaria Artesanal (aromatização de ambientes - personalizada para o casal ou da nossa linha de casamentos);
- Wedding Spa ("despedida de solteiro a dois” o Wedding Spa é um tratamento especial para os noivos antes do casamento).


Fontes:
Faça a Festa e saiba o porquê, Fabio Arruda
Guia dos curiosos

 Agradecimentos:
Noivos: Luahna e Vinícius
Fotos: Estúdio Norton José

24 de maio de 2012

Aprenda a preparar um Day Spa em casa para presentear a sua mãe

   A Naturóloga e proprietária da Athman: Naturologia, Saúde e Beleza, Julie Duarte, esteve no dia 11/05/2012 no programa "Bom Dia Santa Catarina" (RBS TV) ensinando a preparar um Day Spa em casa para as mamães, utilizando escalda-pés e máscara de argila.


Assista à matéria clicando aqui

7 de maio de 2012

Athman e UP assessoria

   A Athman Perfumaria Artesanal, em abril deste ano, começou uma linda amizade e uma renomada parceria com a UP assessoria.

   Thalita Castanha e Vanessa Blanco, sócias da Up Assessoria de Eventos, costumam dizer que os grandes momentos precisam ser comemorados com elegância e muita alegria. Para que o seu momento seja perfeito, só boa vontade não basta, é necessário tempo, paciência e bons conhecimentos.
   Diante de tantos detalhes e pouco tempo disponível para tratar de cada um deles fica fácil se perder e acabar comprometendo o Grande Dia. Tudo precisa estar perfeito para que você, ao olhar seu álbum de fotografia, relembre a noite mágica que viveu ao lado de seus convidados. Com o objetivo de facilitar o planejamento, a criação e a execução de seu evento, nasceu a Up Assessoria de Eventos.


   É a assessora quem cuida de cada detalhe para que tudo corra bem na cerimônia e na festa – desde a elaboração do convite e escolha da igreja até onde os pais e padrinhos vão sentar na hora da recepção, passando pela sugestão de como e com quem fazer o vestido, maquiador, cabeleireiro, escolha do bufê, momento do corte do bolo, primeira dança, sugestão do formato da festa, bebidas, doces, buquês (da noiva e damas), entrega das lembrancinhas, enfim, tudo, que envolve o evento mais esperado na vida de uma mulher.


   Em um primeiro momento, contratar alguém para organizar seu casamento pode parecer um luxo, isto é, um gasto desnecessário, mas no decorrer do planejamento, em muitos casos, nota-se que esse serviço pode representar justamente o contrário – tudo vai depender do acordo entre noivos e assessoria e do tipo de assessoria contratada, claro. Uma boa assessoria negocia, fazendo com que os noivos tenham parcerias que valem a pena. Hoje, qualquer um pode ligar para os espaços e empresas de serviços e pedir um orçamento. Por isso a assessoria precisa ir além, levar opções de estilo e preço aos noivos, ter condições de fazer negociações diferenciadas o que resulta em contratações acertadas. 

 


   Contratar uma assessoria é um investimento no sucesso de seu casamento, não pode ser encarada apenas como um gasto. O custo da assessoria acaba sendo absorvido pela economia de tempo, melhores negociações com fornecedores e redução do desgaste, que só um profissional da área sabe proporcionar. A assessora é a pessoa que vai fazer de tudo para que este dia seja lembrado como perfeito e especial pelo casal, familiares e convidados. A única responsabilidade neste dia para o casal e seus pais será de aproveitar o casamento, a festa e seus convidados, e a assessora será o seu 'anjo da guarda' para que tudo saia perfeito.


   A Up Assessoria de Eventos trabalha hoje com a assessoria completa do casamento, que acompanha todo o passo a passo que no final acaba se tornando mais do que uma profissional, mas uma conselheira e amiga do casal e também com a assessoria do dia, que é indispensável, pois não adianta investir no melhor doce, melhor bufê, melhor banda, se não houver um profissional capacitado para que tudo funcione perfeitamente no 'grande dia'.


   Os grandes momentos precisam ser comemorados com elegância e felicidade. Para que o seu momento seja perfeito, só vontade não basta. É necessário experiência, tempo, paciência e dedicação. Diante de tantos detalhes e pouco tempo disponível para tratar de cada um deles, fica fácil se perder e acabar comprometendo o Grande Dia. Tudo precisa estar perfeito para que você, ao olhar seu álbum de fotografia, relembre a noite mágica que viveu ao lado de seu amor e convidados. Nosso trabalho é tornar seu casamento um momento da mais deliciosa alegria. Conte conosco para a realização de seu grande sonho, afinal este é o seu dia !!!


Para entrar em contato com a Up Assessoria de Eventos:
Site: www.upassessoriadeeventos.com.br
Blog: www.upassessoriadeeventos.com.br/blog
E-mail: vanessa@upassessoriadeeventos.com.br
Twitter: @up_aeventos Facebook: UP Assessoria de Eventos
Telefone Comercial : (011) 4305-5971

3 de maio de 2012

Parabéns Naturóloga Lirane Moreno


   É com muito orgulho que parabenizamos a Naturóloga Lirane Moreno que passou no Concurso Público da prefeitura da cidade de Laguna (SC).

  Seu cargo será de Naturóloga e trabalhará na Secretaria da Saúde com equipe multidisciplinar (Enfermeiros, Psicólogos...) atuando no NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família acompanhando os 14 núcleos do município.

   Sua posse foi no dia 02 de maio de 2012. E dará início ao exercício da profissão no dia 03 de maio de 2012.

   A Equipe Athman: Naturologia Saude e Beleza deseja sucesso nessa nova jornada.

   Estamos na torcida sempre!!!

   Gratidão por sua amizade e seus ensinamentos.

2 de maio de 2012

Lançamento: Massagem árabe para o dia das mães


   Surpreenda sua mãe com um presente inesquecível.
   Presente que cuida do corpo e da alma de sua amada mãe.
   A Massagem Árabe utiliza o poder sagrado do sal e a expressão do amor com as rosas.


   A massagem com sal quente e rosas tem efeitos sobre os músculos e o sistema nervoso, assim agindo para combater o estresse e aliviar tensões. O Sódio auxilia na eliminação das toxinas do organismo e age como um relaxante muscular natural e anti-inflamatório. Possui o poder de eliminar a energia negativa que acumulamos no dia a dia. É aconselhável fazer essa massagem a cada 15 dias, para repor as energias e se beneficiar com a felicidade pessoal, expressão das emoções e com pensamentos positivos e felizes.


 
  
* Benefícios Fisiológicos:
- Ajuda a desintoxicar o corpo;
- Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde;
- Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações.

* Benefícios Estéticos:
- Retira as impurezas da pele;
- Suaviza e amacia a pele;
- Incentiva a pele a se renovar;
- Restaura o equilíbrio e a umidade da pele.

* Benefícios Ocupacionais:
- Alivia o cansaço;
- Alivia a tensão.

* Benefícios Psico-físicos:
- Proporciona um relaxamento profundo;
- Ajuda a aliviar o estresse e tensão;
- Ajuda na expressão dos sentimentos profundos;
- Traz sensação de serenidade, felicidade e amor.


COMPRE SEU VALE PRESENTE NA ATHMAN
Rua Victor Meireles, 600 sala 501
Campinas - São José
Fone: (48) 3035-5235

1 de maio de 2012

História do Dia da Mães

   As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.


   Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
   À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
   Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
   A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.


  Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais ativo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
   Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
   A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados.    Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
   Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.
   Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
   E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
   Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado em 8 de Dezembro, mas atualmente o    Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

   
   No Brasil a  introdução desta data se deu no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de Eula K. Long, em São Paulo, a primeira comemoração se deu em 1921.
   A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.
   Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

    Fonte: Guia dos Curiosos – Portugal

Aguarde a promoção da Athman para o Dia das mães!