O sistema linfático é um sistema independente, que funciona como um sistema vascular acessório pelo qual os líquidos intra-corpóreos fluem dos espaços intersticiais para a circulação sanguínea. Sua principal função é o transporte de líquidos, a remoção de proteínas dos espaços intersticiais e regular a imunidade do organismo.
O fluxo do sistema linfático é influenciado por contrações rítmicas dos vasos, variação de pressão entre a parede dos vasos e o interstício, compressão muscular e variação de pressão torácica e abdominal.
Desse modo, a drenagem linfática consiste em movimentos de deslizamento sobre o trajeto dos vasos e compressão nas regiões dos linfonodos. Há uma sequência correta e sentido bem definidos.
A drenagem linfática, assim como a maioria das outras modalidades de massagem, tem ação sobre o Sistema Nervoso Vegetativo causando relaxamento e possui ação sedativa sobre os reflexos álgicos (de dor). Também tem ação sobre os gânglios com efeito imunológico, acelera processos de cicatrização (é indicada pós procedimentos cirúrgicos), auxilia o sistema renal e intestinal e melhora a circulação.
Geralmente, é uma modalidade procurada para fins estéticos (redução da celulite – remove o excesso de líquido que comprime os vasos -, e tratamento de peles acneicas), porém a drenagem é benéfica na redução de edema postural, pós-operatório, no período pré-menstrual e melhora o sistema imunológico do indivíduo.
Deve-se pensar na drenagem linfática não só como um procedimento estético, mas como uma modalidade que beneficia o organismo, uma vez que age diretamente no sistema imunológico do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário